O aniversário de emancipação política e administrativa do município de Ubaíra, que será comemorado hoje, foi inserido da ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia em moção de congratulações apresentada pela deputada Maria Luiza Laudano, da cidade de Ubaíra. "Parabenizamos o município de Ubaíra, por seus anos de história, desenvolvimento e progresso", disse a parlamentar.
Com população estimada, aproximadamente, em 21 mil habitantes e 13 mil eleitores, Ubaíra foi elevada ao status de cidade pelo Ato Estadual de 30 de junho de 1891. Por força do Decreto Lei no 12.975, de 1o de junho de 1944, o município passou a se chamar Ubaíra. Geograficamente está distribuído em quatro distritos: Baixinha, Patioba (Jenipapo), Volta do Rio (engenheiro Franca) e Três Braços.
Laudano ressalta que "a arquitetura do município é uma mistura do novo com o antigo. Por ser uma cidade centenária, de modo que existem construções dos séculos XVIII, XIX e mais recentes", disse a deputada. Ela cita como exemplo os seus sobrados, a Igreja Católica, o prédio da Ceplac, a ex-estação de trem da Ferrovia Estrada de Ferro de Nazaré, a Igreja Batista, além das casas comerciais e residenciais.
"Obrigada à Ubaíra e ao seu povo cativante, generoso e trabalhador pela sua contribuição à economia e cultura do Estado. Que os anos vindouros façam valer a luta pela criação deste município e, consequentemente, para o sucesso e desenvolvimento da Bahia", agradeceu a parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário