Diário Oficial de Quarta-feira - Nº 20590 - 22/06/2011 - Ano XCV
| Deputada apresentou moção no Legislativo congratulando-se com o povo das duas localidades |
A deputada Maria Luíza Laudano (PTdoB) apresentou esta semana duas moções de congratulações para registrar seu júbilo pelos aniversários de emancipação política de Esplanada e Catu, comemorados, respectivamente, amanhã e no próximo domingo. Somadas, são quase 85 mil habitantes que unem os festejos juninos aos cívicos a cada ano.
"Catu é uma cidade próspera, com setor petrolífero definido e comercial igualmente desenvolvido", descreve a parlamentar, a respeito do município localizado na BR-110, entre Salvador e Alagoinhas. A economia local, como destacou Laudano, é baseada na exploração do petróleo, seguida das culturas agrícola e pecuária.
A construção do oleoduto Catu/Candeias alterou profundamente a estrutura social e econômica da cidade. "A implantação de várias empresas do setor provocou sua expansão física e acelerado crescimento populacional", avalia.
A respeito dos dois municípios, a deputada ressalta a capacidade de trabalho e a hospitalidade daqueles munícipes. Catu está completando 143 anos de prosperidade, enquanto Esplanada chega aos 80 anos. Esse município, do Litoral Norte, possui população de 33 mil habitantes, com quase dois terços deles como eleitores.
Originário do território de Conde, o pequeno arraial conheceu considerável progresso quando se instalou a Via Férrea Leste Brasileiro, hoje Ferrovia Atlântica. A história de Catu é um pouco mais longa. Remontando ao século XVIII, quando os pataxós e tupiniquins foram expulsos da região pelos colonos, fundando-se ali a freguesia de Santana do Catu.
O município de mesmo nome surgiu já no século seguinte, em 1868, mantendo-se com o mesmo território até 1913, quando se deu a emancipação de Pojuca. Dezoito anos depois, teve o topônimo simplificado para Catu. "Obrigada a Catu e ao seu povo cativante e trabalhador pela sua contribuição à economia e cultura do estado", disse Laudano ao passo que parabenizou a comunidade pelos 143 anos de história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário