Parlamentares congratulam-se pela emancipação de Rio Real.

Diário Oficial de Terça-feira - Nº 20598 - 05/07/2011 - Ano XCV
 


Parlamentares congratulam-se pela emancipação de Rio Real
 
 
 
Cacá Leão destacou a produção de laranja Arimatéia ressaltou o setor de serviços e comércio Laudano lembrou o setor de artesanato em barro

A passagem dos 73 anos de emancipação política do município de Rio Real, comemorada em 1o de julho, foi destaque nos anais da Assembleia Legislativa, através de moção de congratulações e aplausos dos deputados Cacá Leão (PP), Maria Luiza Laudano (PTdoB) e Pastor José de Arimatéia (PRB). Localizado ao norte do Estado, a 202km da capital, Rio Real conta com uma população de mais de 38 mil habitantes.
Com origem no povoado de Barracão, anteriormente chamado de Brejo Grande, a cidade de Rio Real foi criada com território desmembrado de Itapicuru, através de Resolução Provincial de 1880, com a denominação de Vila de Nossa Senhora do Livramento do Barracão. Recebeu sua denominação atual em 1931 e, em 30 de março de 1938, foi elevada à categoria de cidade.
De acordo com Cacá Leão, o município é o maior produtor de laranja do Estado. O deputado contou que, segundo dados da Secretaria estadual da Agricultura (Seagri), no ano de 2005, a produção foi de 315 mil toneladas, utilizando 21 mil hectares. Já no ano de 2006, foram utilizados 23 mil hectares, o que significa um crescimento de cerca de 9%, enquanto que a produção foi para 460 mil toneladas, implicando no aumento de 46%. "Esse crescimento foi superior ao apresentado pelo Estado, que ficou em 14%. Rio Real tem a agricultura como atividade econômica principal, sendo ponto crucial para o crescimento da cidade, que vive um período de progresso e desenvolvimento, respirando ares de realização com a administração do prefeito Carroça", disse.
Segundo José de Arimatéia, Rio Real tem como base econômica o setor de serviços e comércio, denominado de terceiro setor da economia, que responde por cerca de 60% da economia da região. Já o setor agrícola representa cerca de 30%, enquanto que a indústria não alcança nem 10% da geração da riqueza do município. Além da produção de laranja, o município destaca-se com o cultivo de limão, tangerina, abacaxi, mamão e maracujá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos de bovinos, suínos, equinos, ovinos e muares. "Congratulo-me com Rio Real e todo o seu povo amigo e hospitaleiro pela passagem de seu aniversário de emancipação política", ressaltou o parlamentar.
Destacado entre uma das principais atividades, o artesanato de barro produzido em Rio Real foi lembrado por Maria Luiza Laudano. Tal produção, de acordo com a deputada, representa claramente a expressão técnica e artística de uma comunidade que absorveu a fertilidade criadora da cerâmica indígena. "Vale ressaltar que o conhecimento tem sido transmitido de geração em geração, o que garante a preservação da tradicional arte do barro em Rio Real", comenta.
Laudano ainda contou que o trabalho artesanal realizado pelas louceiras é feito em suas próprias casas, ao contrário do que acontece em outras localidades, que possuem galpões comunitários para a produção de cerâmica. "Nesta ocasião festiva, não poderíamos deixar de reafirmar nosso apoio e compromisso em torno do desenvolvimento pleno de Rio Real, bem como de toda a região Norte da Bahia. Parabenizamos o município pelos seus 73 anos de história, desenvolvimento e progresso", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário