Educar para Construir capacita mais 400 jovens para trabalhar na construção civil

Projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social por meio da inserção dos baianos no mercado de trabalho
Formatura: novos profissionais foram qualificados para ofícios de pedreiro, eletricista, encanador, carpinteiro e almoxarife


O setor da construção civil passa a contar com mais 400 jovens capacitados pelo Projeto Educar para Construir, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social por meio da inserção no mercado de trabalho. A formatura dos novos profissionais foi realizada ontem, no bairro de Plataforma, região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner.
Na oportunidade, o governador afirmou que todas as iniciativas de qualificação de jovens, em qualquer área, são muito importantes. "Nossa juventude tem muita energia, criatividade e quer portas abertas. É preciso despertar nesses jovens a capacidade e abrir uma oportunidade para que eles venham a se encaixar no mundo do trabalho e viver com dignidade", disse.

Mudança de vida – É o caso de Maristela de Jesus, 19 anos, moradora de Plataforma. "Minha vida mudou 100%. Amei fazer o curso e estou sendo contratada antes mesmo do estágio acabar. Aprendi tudo sobre instalação de água, esgoto e fazer manutenção em peças danificadas. Aprendi muitas coisas. Agora, vou dar continuidade, fazer curso técnico de edificações e quero ter um diploma de engenharia."
Gleiziane Estrela, 19 anos, moradora do Lobato, também aproveitou a chance. Ela se capacitou para auxiliar de pedreiro e recebeu o certificado das mãos do governador. "A mulher precisa ter oportunidades. Aprendi a fazer levante, fazer massa, várias coisas. A profissão de pedreiro está sendo muito procurada, e as mulheres estão se encaixando na atividade, o que não acontecia antigamente", disse a jovem.
Fábio Morais, 22 anos, do bairro de Sussuarana, recebeu o certificado para auxiliar de eletricista e agora pensa em trabalhar e se especializar. "Nunca havia tido contato com elétrica e o curso foi muito interessante. É uma área boa. Já estou buscando outros cursos para me especializar, seguir a carreira e ser um bom eletricista."

Parcerias – O Projeto Educar para Construir, que faz parte do Programa Jovens Baianos/Trilha, é realizado pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), em parceria com a secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
A iniciativa conta ainda com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon/BA) e de 45 empresas do setor, que contratam os jovens como aprendizes. 
O presidente da CDM, Heli Mansur, explicou que a entidade está autorizada pelo Ministério do Trabalho a capacitar jovens para a construção civil. "As empresas estão contratando aprendizes, o que é uma obrigação legal, e ao mesmo tempo formando mão de obra especializada para si próprias."
Para o governador, é importante atender à demanda de mão de obra qualificada na Bahia. "Há várias oportunidades de emprego e, às vezes, falta gente preparada para suprir essa necessidade. As novas tecnologias estão chegando e se as pessoas não estiverem preparadas não poderão aproveitar essas oportunidades", afirmou Wagner.


Nenhum comentário:

Postar um comentário