Deputada apresentou indicação no Legislativo endereçada ao governador Jaques Wagner.
A implantação de uma indústria em Pojuca foi solicitada ao governador Jaques Wagner pela deputada Maria Luiza Laudano (PTdoB), através de indicação que apresentou na Assembleia Legislativa, buscando, além da geração de emprego e renda do empreendimento, dar uso a um terreno pertencente à Superintendência de Desenvolvimento e Comércio (Sudic), que possui toda a infraestrutura necessária. A parlamentar sugere utilização da área ocupada até três anos pela fábrica de móveis Minuano Nordeste de 191.088,923 metros quadrados que, junto com a Italsofá Bahia, do grupo italiano Natuzzi, empregavam cerca de mil funcionários.
Na justificativa que anexou à proposição, a deputada Maria Luiza Laudano – prefeita de Pojuca em duas oportunidades – historiou todo o trabalho realizado em 2006 para viabilizar a instalação dessas unidades que alçaram a Bahia ao quinto posto no país entre os estados produtores de móveis. As fábricas processavam couro até a fase de acabamento e produziam dois mil assentos para sofás diariamente, sendo toda a produção destinada à exportação. Com as operações canceladas, ficou o município privado da renda oriunda dos impostos e, em especial, agravou-se o flagelo do desemprego, que pode ser suprido (ou minorado) com o atendimento de sua solicitação.
VANTAGENS
Para Maria Luiza Laudano, Pojuca detém todas as condições para atrair investimentos na área industrial, pois, além do terreno com água, energia elétrica e acesso disponível – já existe no município a mão de obra treinada para trabalhar numa linha industrial. Esse insumo foi inicialmente um entrave para a implantação das fábricas do ramo moveleiro, o que obrigou a prefeitura a custear o treinamento e até o transporte dos futuros operários. A realidade de hoje dispensa esse entrave inicial. Ela aponta ainda como vantagem comparativa para a atração de novos empreendimentos a localização do município, que facilita a logística pela proximidade com os clientes e o mercado e a existência de outras plantas em funcionamento no Parque Industrial de Pojuca.
A deputada citou como exemplo a Chanceler/White Martins Lavanderia, prestadora de serviços de lavanderia hospitalar; da Lupatec Tubular Services, cujos principais serviços são a usinagem, manutenção e inspeção de tubos e revestimentos de tubulações, mediante a aplicação de materiais anticorrosão; a Bahia Casting, que faz processamento de produtos de origem animal; a Neogás, um posto de gás natural; da Caltumon, que realiza serviços de calderaria, tubulação, montagem, usinagem, manutenção industrial e elétrica, mecânica pneumática e terceirização de mão de obra; e também a Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental, que recebe e trata resíduos.
A parlamentar do PTdoB entende que a chegada de uma nova fábrica servirá como exemplo de descentralização das indústrias, levando-as para o interior com custos reduzidos – pois existe toda uma infraestrutura montada e sem utilização. A deputada Maria Luiza Laudano lembrou ainda a existência do Decreto 4.316, de 19 de junho de 1995, que concede incentivos fiscais para o estabelecimento de novas indústrias na Bahia, bem como aqueles concedidos pelo próprio município de Pojuca, que contemplam as áreas habilitadas com terraplanagem, drenagens, esgotamento sanitário, distribuição de água através de poços tubulares, pavimentação de ruas e outras facilidades. A geração de emprego e renda é uma das prioridades do mandato que exerce na Assembleia Legislativa.
Fonte: Diário Oficial |
Maria Luiza acredito
ResponderExcluirNa sua boa vontade
E por favor Deputada
Olhe pra nossa cidade
De Aporá e Itamira
Porque todo sonho vira
Com luta realidade
Sou um poeta cantador
Artista deste torrão
Expressando a poesia
Com amor e gratidão
Ao povo da minha terra
Esta lida não encerra
Grande amor ao meu sertão
Aposte na poesia
Na cultura popular
Na educação do povo
Através do expressar
Na alegria dessa gente
Que contigo vai em frente
Com isto podes contar
Carlos Silva é o meu nome
Sou um poeta cantador
Na rima da poesia
Faço o que preciso for
Pra divulgar com alegria
A arte em cantoria
Em Aporá ou Salvador