No último dia 13 deste mês, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia completou 199 anos de existência. Em virtude desta importante data, a deputada Maria Luiza Laudano (PTdoB) apresentou na Assembleia Legislativa moção de aplausos em homenagem à biblioteca, que ainda hoje contribui para a expansão do conhecimento de crianças, jovens e adultos da capital baiana.
Sediada desde 1970 no bairro dos Barris, a Biblioteca Pública é a primeira do Brasil e da América Latina. "O acervo conta com diversos setores disponíveis diariamente para jovens, adultos e crianças, possui também um acervo extraordinário, com aproximadamente 600 mil obras literárias, além de raridades, como jornais, revistas e demais documentos históricos baianos", destacou a parlamentar.Criada por Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco, em 1811, a biblioteca abriga hoje cerca de 120 mil livros, duas salas de cinema (Walter da Silveira e Alexandre Robatto), a galeria Pierre Verger, Teatro Espaço Xis, Biblioteca Infantil, Diretoria de Imagem e Som da Bahia, além de um acervo de mais de 600 periódicos.
Segundo a deputada, diversas ações beneficiaram a estrutura física e os serviços oferecidos pela biblioteca. A parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) permitiu a inauguração de um centro digital de cidadania (CDC), equipado com internet e impressoras. "Para modernizar o maquinário digital disponível ao público, serão comprados cerca de 40 novos computadores e laptops, além de incrementar o CDC da unidade", finalizou.



Nenhum comentário:
Postar um comentário